domingo, 16 de fevereiro de 2014

Você pode estar Sofrendo de Envenenamento por Frutose !! (Parte-1)

Você pode estar Sofrendo de Envenenamento por Frutose !! (Parte-1).


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Artigo editado por Roman Hartley

Traduzido pelo Nutricionista Reinaldo José Ferreira CRN3 6141
reinaldonutri@gmail.com
www.suplementacaoesaude.blogspot.com.br


A indústria de alimentos processados quer que você acredite que a frutose é um açúcar natural, saudável e derivado de fontes vegetais naturais. A ciência mostra algo muito diferente. Na realidade, a frutose é uma toxina nociva, que é um fator chave no desenvolvimento da síndrome metabólica na América hoje.
O consumo excessivo de frutose é responsável por:

Aumento de 39% na obesidade abdominal.
Aumento de 9% na resistência à insulina.
Um risco 11% maior de hipertensão.

Também aumenta o risco de perfis anormais de lipídios e níveis de inflamação. Na verdade, os maiores consumidores de bebidas adoçadas têm um risco 20% maior de doença cardiovascular !
A indústria dos açúcares gasta dezenas de milhões de dólares todos os anos, na tentativa de enganar a opinião pública americana em relação a verdade amarga sobre a fructose. Todos os seus esforços estão valendo a pena: Entre 1970 e 1990, o consumo de xarope de milho com alto teor de frutose entre os americanos aumentou mais de 1.000%, sendo paralelamente acompanhado pela epidemia da obesidade.



Envenenamento por Frutose:

Você é uma vítima de envenenamento frutose? Se você tem pressão alta, colesterol alto, excesso de gordura abdominal e resistência à insulina; a resposta sim é inevitável.
A frutose oferece um sabor doce para o seu paladar, mas não há nada de doce em que ela possa fazer ao seu corpo. Evidências crescentes mostram que a frutose é responsável por múltiplos fatores envolvidos na síndrome metabólica.
A razão para esses problemas de saúde desastrosos é que o consumo elevado de frutose age mais como uma toxina do que como um nutriente. Como uma toxina, é metabolizado quase exclusivamente no fígado, onde é convertida em perigosos subprodutos (tais como o excesso de lipídeos e ácido úrico). E, como uma toxina, a frutose tem efeitos nocivos diretos (glicação) sobre os tecidos em todo o corpo, enquanto não realiza nenhuma função nutricional necessária.


Uma pesquisa recente mostrou que podemos induzir a síndrome metabólica em ratos, alimentando-os com frutose em quantidades relevantes para consumo humano. Isso é extremamente importante, uma vez que, em média, a frutose agora atinge entre 10 a 15% das calorias consumidas pelos americanos.
Alguns adolescentes consomem quase 30% de suas calorias a partir da frutose!
Estudo após estudo demonstrou que o consumo excessivo de frutose causa diretamente todos os cinco componentes da síndrome metabólica: gordura abdominal, pressão arterial elevada, perfis anormais de lipídios, resistência à insulina e altos níveis de inflamação.



Obesidade Central:

Quando os cientistas precisaram produzir um modelo rápido de obesidade central, eles encontraram uma solução conveniente: Alimentando ratos frutose durante várias semanas produz um animal com características da síndrome metabólica, incluindo o aumento da gordura abdominal, níveis elevados de triglicerídeos, e
glicemia de jejum elevada.
Estudos de primatas e animais de laboratório menores mostram agora que o consumo de frutose pode estar diretamente ligado ao desenvolvimento de obesidade central. Além disso, um estudo recente descobriu que os animais alimentados com frutose aumentaram os níveis da enzima que ativa o hormônio do estresse cortisol, que é uma causa bem conhecida de obesidade central.

Estudos com base populacional mostram que as mulheres com maior ingestão de frutose têm um risco 20% maior de obesidade abdominal, enquanto que os homens apresentam um risco 39% maior de obesidade abdominal. Um estudo observacional direto feito com 559 adolescentes demonstrou uma correlação forte e significativa entre a ingestão total de frutose e obesidade abdominal.
A partir destes dados fica claro que, quanto mais você consumir frutose, maior vai ser a quantidade de gordura abdominal acumulada.



Efeitos Nocivos da Frutose:

Nós estamos sendo envenenados continuamente por frutose, um adoçante de baixo custo que é difundido em nossa cadeia alimentar.
Estudos em animais de laboratório e em humanos mostram que a frutose produz todos os cinco componentes da síndrome metabólica.
A frutose não pode suprimir o apetite da forma que a glicose faz, então você continuar comendo depois que você está satisfeito, contribuindo para a obesidade abdominal.
A Frutose provoca alterações no fígado que conduzem à resistência à insulina e açúcar no sangue elevados.
A Frutose desvia enzimas hepáticas normais para produzir anormalmente grandes quantidades de novas moléculas de gordura, contribuindo para um perfil lipídico desequilibrado e doença do fígado gorduroso.
A Frutose aumenta produção do ácido úrico toxina metabólica, que é um dos principais contribuintes para a hipertensão.
A Frutose atua através da via "JNK" para estimular a inflamação em todo o corpo.
Para evitar o desenvolvimento da síndrome metabólica, limitar o seu consumo de frutose para menos de 25 gramas por dia.

Níveis Elevados de Glicose Sanguínea:


Homens e mulheres que consomem altos níveis de frutose têm um risco 9% maior de resistência à insulina, um componente chave da síndrome metabólica. Como é o caso da obesidade central, os cientistas descobriram que a alimentação de ratos com uma solução de frutose pode rapidamente produzir um modelo de confiança de resistência à insulina.
As razões pelas quais a frutose eleva a glicose no sangue estão se tornando cada vez mais compreendidas. Os estudos em animais demonstram que o consumo de frutose tem efeitos prejudiciais diretos prejudiciais não apenas no fígado, mas também no cérebro. A frutose desencadeia mudanças de sinalização no hipotálamo, o "termostato apetite" que regula a ingestão de alimentos e direciona outros tecidos do corpo, em como lidar com a glicose.

Uma dessas mudanças faz com que células musculares usem a glicose de forma menos eficiente, contribuindo para os níveis elevados de glicose no sangue, mesmo na presença de suficiente de insulina. O outro fator negativo faz com que o fígado aumente sua própria produção de nova glicose, aumentando a já elevada carga de glicose no sangue.
A resistência à insulina produzida pelo consumo de frutose não só produz glicose elevada no sangue, como também resulta em níveis cronicamente elevados de insulina. Uma quantidade adequada de insulina é necessária, mas a exposição contínua a níveis altos de insulina é agora reconhecido como um dos principais contribuintes para a doença cardiovascular e o câncer.





Frutose: A Doce Toxina:

Dr. Robert Lustig, um especialista de renome mundial em metabolismo da Universidade da Califórnia em San Francisco, aplicou o termo "toxina" para frutose. Com base nas informações abaixo, é fácil perceber porquê.

A Frutose não Suprime o Apetite:

Quando você consome uma refeição rica em glicose, o corpo libera uma explosão de insulina para conduzir a glicose nas células, o aumento de insulina aumenta os níveis de leptina, um hormônio que sinaliza "estou cheio" para o cérebro. Ao mesmo tempo, como uma refeição faz com que os níveis de grelina, o "hormona da fome," a cair. O efeito combinado do aumento da leptina e grelina caindo normalmente serve para dizer ao seu corpo para parar de comer e que você já obteve o suficiente. O problema é que a frutose não provocar um aumento de insulina e leptina ou suprime a grelina. Na verdade, ele faz exatamente o oposto: Ela faz com que os níveis de grelina subam. Como resultado, seu cérebro percebe que você ainda está com fome, assim você continua comendo logo depois de ter consumido as calorias que você realmente precisava.



A Frutose Aumenta a Formação de Gordura pelo Fígado:

O fígado é o único órgão do corpo capaz de gerenciar a frutose. Mas, enquanto o fígado armazena o excesso de glicose na forma de inofensiva (e útil) de glicogênio, ele converte a frutose em gorduras (lipídios) muito rapidamente. Essa gordura recém formada é, então, transformada em pequenas e perigosas partículas de LDL, que viajam através do corpo para ser captada pelas células de gordura e danificar os vasos sanguíneos. Uma parcela substancial dessa nova gordura permanece no fígado, contribuindo para o fígado gorduroso; que faz parte da síndrome metabólica.


A Frutose Aumenta a Glicação:

A frutose é 7 a 8 vezes mais potente na produção de produtos perigosos de glicação avançada (AGEs), que a glucose. AGEs são a causa mais importante da inflamação, e estão implicados no desenvolvimento da diabetes, doenças do coração e das doenças neurodegenerativas.


A Frutose Promove a Produção de Ácido Úrico:

O ácido úrico é um subproduto natural do metabolismo que o fígado normalmente converte em uréia para a excreção nos rins. Mas a frutose interrompe esse processo, aumentando os níveis de ácido úrico para níveis indesejados. O ácido úrico é uma potente toxina para os tecidos corporais e foi mostrado recentemente em promover a pressão arterial elevada.


Perfis Lipídicos Anormais:

Como vimos, os efeitos da frutose no fígado acarreta um acentuado aumento na produção de gorduras, especialmente o perigoso
triglicerídeo. O Triglicerídeo elevado e os níveis reduzidos do colesterol HDL juntos; formam um outro componente da síndrome metabólica.
A alta ingestão de frutose produz níveis muito elevados de trigliderídeos após a refeição, em estudos com animais e humanos. Nos seres humanos, foi demonstrado por ser diretamente relacionado com a deficiência induzida pela frutose sob a forma que os triglicerídeos são eliminados a partir do sangue.
Estudos em animais confirmam o efeito e também demonstram que a frutose induz muitos genes que aumentam a produção de gordura e elevam os níveis de triglicerídeos.
Um estudo em humanos demonstrou que apenas sete dias de consumo elevado de frutose aumentou a deposição de gordura no fígado e na musculatura, enquanto aumentavam também os triglicerídeos (VLDL). Estudos semelhantes comparando os efeitos de calorias em excesso de glicose ou frutose; mostrou que a frutose (mas não a glicose) produziu alta de exposição aos triglicerídeos (23 horas) e maior formação de gordura no fígado. Um outro estudo mostrou que a ingestão de frutose causou uma queda de 2,5 mg / dL no HDL (colesterol benéfico).

Todo o excesso de produção de gordura induzida por frutose leva a um aumento da deposição de gordura no fígado. Quantidades hepáticas excessivas de gordura, começando como doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), são consideradas como manifestação hepática da síndrome metabólica; até 30% dos adultos sofrem desta condição. A frutose é agora amplamente reconhecida como um dos principais contribuintes para NAFLD. DHGNA progride para produzir esteatose hepática não alcoólica, um precursor da cirrose hepática e uma eventual insuficiência do fígado.




A Frutose é Realmente Diferente de um Açúcar Natural ?


"Mas a frutose não é um açúcar natural?"
Se é isso que você está pensando, você está certo. E isso é exatamente o que a indústria de alimentos quer que você pense.
A indústria de adoçante de milho quer debater qualquer conexão entre frutose e a epidemia de obesidade e a síndrome metabólica. Eles vão dizer-lhe que a frutose é um produto natural, e que os estudos em animais alimentados com a frutose, foram utilizadas doses "hiper" perigosas de frutose, a 40, 50 ou até mesmo 60% da ingestão total de calorias, uma quantidade ridícula. No entanto, as pesquisas vinculam claramente a frutose ao aumento do risco de doenças associadas à síndrome metabólica, lipídios sanguíneos anormais, doenças cardíacas e outros problemas sérios de saúde.
Vamos esclarecer essa confusão de uma vez por todas.
O que exatamente é a frutose? A frutose é um açúcar natural encontrado principalmente em frutas e legumes. A glicose é um
açúcar naturalmente encontrado em carboidratos (arroz integral, aveia, macarrão integral). Sacarose (açúcar de mesa) é constituído por 50% de frutose e 50% de glicose.

Por favor, não evite frutas, porque elas contêm frutose. A absorção mais lenta de todas as frutas permite que o seu fígado consiga removê-las com segurança. Um estudo mostrou que as pessoas que consomem dietas muito ricas em frutas não sofreram
efeitos adversos sobre o peso corporal, pressão sanguínea e de insulina e níveis de lípidos após 12-24 semanas.
Desde o ano de 1960, a indústria de alimentos tem sido carregando-se uma proporção crescente da oferta de comida americana com uma substância que possui um preço muito mais baixo do que a sacarose: o xarope de milho com alto teor de frutose. Esse xarope pode ter até 5% mais frutose do que a sacarose (que já consumimos em altas quantidades), é cerca de 1,3 vezes mais doce do que a sacarose (o aumento de nossa necessidade por alimentos adoçados com açúcar), e é quase impossível de evitar.



Pressão Arterial Elevada:

Quando ratos de laboratório recebem água potável, com 10% de frutose, eles desenvolvem hipertensão, mais uma manifestação da síndrome metabólica. O alto consumo de frutose em seres humanos tem um efeito similar, aumentando o risco de hipertensão em 9% nas mulheres e 11% nos homens.
Apenas duas semanas do consumo excessivo de frutose em homens adultos saudáveis elevaram a pressão sistólica (número superior) da pressão arterial por um média de 7 pontos, e a diastólica (número inferior) por 5 pontos. E apenas uma porção de refrigerante aumentou a pressão arterial de 1,6 e 0,8 pontos da pressão sistólica e diastólica, respectivamente.
Estudos laboratoriais mostram agora que há um número de maneiras nas quais o consumo de frutose aumenta a pressão sanguínea.
A frutose desencadeia taxas muito altas de produção de ácido úrico no fígado, que por sua vez faz com que a pressão arterial aumente. O Ácido úrico elevado é um achado comum em pessoas com síndrome metabólica.

Tratar a hipertensão induzida pela frutose com o alopurinol (droga para gota), retorna ambos os níveis de ácido úrico e pressão arterial ao normal.
A frutose também provoca retenção de sódio em excesso, que é um dos principais contribuintes para a hipertensão. Por outro lado, um baixo teor de frutose na dieta reduz a pressão arterial em pacientes com doença renal crônica.
A obesidade central, resistência à insulina, distúrbios lipídicos e pressão arterial elevada são os quatro componentes "clássicos" da síndrome metabólica. Cada vez mais, no entanto, a frutose aumenta os marcadores de inflamação crônica; estes também são reconhecidos como cruciais nesta condição. Vejamos brevemente como frutose promove a inflamação.



O Aumento na Obesidade segue o Aumento no Consumo de Frutose:

A prevalência de indivíduos com sobrepeso e obesidade tem aumentado dramaticamente nas últimas décadas desde 1980. Entre 1988 e 2000, o número de americanos obesos (aqueles que têm um IMC de 30 ou mais) aumentou de cerca de 23 para 30,5%. No mesmo período de tempo, a percentagem de excesso de peso nos americanos (aqueles que têm um IMC de mais de 25 até 29,9) aumentou de 55,9 a 64,5%, enquanto a obesidade extrema (definida como um IMC de 40 ou mais) aumentou de 2,9 para 4,7%. Em 2010, o quadro era ainda pior:
Pela primeira vez na história, o americano médio estava acima do peso (com um IMC de 28,7), e quase 36% eram obesos.
Esse aumento alarmante no peso corporal aconteceu paralelamente com o aumento em um perigoso carboidrato: o consumo de frutose.

Entre 1970 e 1990, o consumo de xarope de milho com alto teor de frutose entre os norte-americanos aumentou mais de 1.000% (isso não é um erro de digitação), vastamente superior a quaisquer outras mudanças na dieta naquele período. Em 2008, os americanos estavam consumindo um total de 10% de suas calorias a partir da
frutose. Durante todo esse período, os americanos foram ganhando peso a taxas sem precedentes, e a prevalência da síndrome metabólica foi um aumento constante. Em 1990, ano em que a epidemia de obesidade realmente decolou, a taxa disparada do total
consumo de frutose corresponde ao rápido aumento na percentagem de americanos obesos.



Inflamação: O Papel da Frutose no Sistema “JNK”:

O fígado humano contém um sistema natural de resposta ao estresse que funciona em alta velocidade, como resultado de vários tipos de stress, especialmente aqueles provocados por toxinas. Oficialmente chamado de "terminal quinase c-Jun," este sistema é conhecido pelos cientistas simplesmente como "JNK".
A Frutose (e os alimentos que contêm quantidades elevadas de frutose) ativam a via JNK, o que contribui para a resistência à insulina e em última análise, à inflamação.
Mesmo o consumo de bebidas de baixa a moderada quantidade de açúcar, promove alterações inflamatórias mesmo em jovens saudáveis.

Tais modificações têm mostrado produzir um aumento de 20% no risco de doenças cardiovasculares para os maiores consumidores de bebidas adoçadas.
Mesmo as crianças com idade entre 3 a 11 anos mostram aumentos em seus fatores de risco cardíaco em proporção direta ao consumo dessas bebidas.
Conforme observado anteriormente, a inflamação induzida pela frutose contribui de forma marcante para a doença hepática gordurosa não alcoólica; o que tem sido referido também como "diabetes do fígado."



Resumo:


Apesar dos melhores esforços das relações públicas da indústria de adoçante de milho, não existe mais qualquer dúvida de que os americanos estão lentamente sendo envenenados pelo excesso de frutose, que tornou-se onipresente em nossa alimentação.
Estudo após estudo mostra que quando consumimos a frutose em grande quantidade, o nosso corpo passa a considerá-la como uma toxina. A Frutose vai diretamente para o fígado, onde ela interrompe uma série de processos metabólicos normais, produzindo cada um dos componentes da síndrome metabólica: obesidade central, resistência à insulina, perfis anormais de lipídios, pressão arterial elevada e inflamação.

Infelizmente, é difícil evitar a frutose e o xarope de milho rico em frutose. Desde 1970, o xarope de milho com alto teor de frutose está sendo adicionado a quase todos os produtos pré embalados que você possa imaginar.
Se você ainda não tiver eliminado frutose da sua dieta, agora é a hora de fazê-lo. Leia os rótulos dos produtos. Não se deixe enganar pela propaganda da indústria. É preciso reconhecer que tanto o xarope de milho e o açúcar de mesa fornecem muito mais frutose do que nosso corpo consegue lidar com segurança.


Nota do Nutricionista:

Realmente precisamos nos esforçar ao máximo para diminuir nosso consumo de frutose.
Essa citação seria um dos motivos:
Estudo após estudo demonstra que o consumo excessivo de frutose causa diretamente todos os cinco componentes da síndrome metabólica: gordura abdominal, pressão arterial elevada, perfis anormais de lipídios, resistência à insulina e altos níveis de inflamação.
E podemos considerar muitos outros motivos citados nesta primeira parte e que ainda serão ampliados na segunda parte do artigo.
Continuem focados !!!

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